Olá pessoal! Nesse espaço você encontrará recursos didáticos para as aulas teóricas e práticas de Histologia Geral. Todas as imagens das preparações histológicas usadas aqui são advindas da secção técnica do Departamento de Histologia e Embriologia da UFPE.

Explorem todos os arquivos e qualquer dúvida ou ideia entre em contato conosco através do email:

histologiahumana.ufpe@gmail.com

Tecido Adiposo

Tecido Adiposo
·         Conceito: O tecido adiposo é um tipo de tecido conjuntivo com predominância de adipócitos.
·         Constituição: células (chamadas de adipócitos), e pouca quantidade de material extracelular.
·         Funções: Funciona como um depósito de energia (sob a forma de triglicerídeos), modela a superfície e forma coxins absorventes de choques, além de funcionar com isolamento térmico do organismo.
·         Tipos:  Existe tecido adiposo multilocular e o unilocular.
·         Características gerais:
o   No tecido adiposo multilocular os adipócitos se mantêm contendo muitas gotas lipídicas uma bem próxima à outra no citoplasma e o e o seu núcleo ocupa diferentes posições na célula, podendo ser no centro ou na periferia da mesma. É encontrado quase somente em recém nascidos e em animais que hibernam. Sua coloração é escura, chamada também de marrom ou parda.
o   No tecido adiposo unilocular essas gotas lipídicas acabam se fundindo em uma grande gota que ocupa quase toda a célula, deslocando seu para a periferia. Sua cor é amarela por causa da presença de vitaminas, principalmente a vitamina A. Está espalhada por todo o corpo, mas concentra-se em algumas regiões como plantas dos pés, palmas das mãos e nádegas, formando o que chamamos de coxins adiposos, que servem como amortecedores contra choques.